sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Banana Caramelada com Cachaça

Hoje vamos passar uma sobremesa muito simples e fácil pra fazer. Aproveitem o final de semana para degustarem.  

Ingredientes:
400g de bananas
50g de manteiga
150g de açúcar
3 cravos-da-índia
100ml de cachaça


Modo de preparo:
Descasque as bananas e com ajuda de uma faca corte-as ao meio longitudinalmente e reserve. Aqueça a frigideira e derreta a manteiga com os cravos-da-índia moídos a faca. Doure as bananas, junte o açúcar e deixe se dissolver. Adicione a cachaça e com cuidado queime o álcool acendendo um fósforo ou com o fogo do fogão mesmo. Cozinhe as bananas no caldo por uns 2 minutos. Sirva quente.
Pode servir com sorvete de creme.


     

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Salmão com Molho de Manga

Hoje vamos preparar um salmãozinho muito especial. Quando estávamos com o Restaurante Doce Tempero aqui em Cascavel preparamos alguns pratos para a abertura noturna do restaurante, esse salmão foi meu preferido. Hoje o Doce Tempero não é de nossa família, mas ainda é muito bom almoçar lá, uma comida caseira maravilhosa preparada pelas mãos da nossa amiga Marta, aos cuidados do Paulinho “Ratazana”. O restaurante fica em frente ao clube Tuiuti na Rua Paraná, na entrada da Galeria Paschoal. Confiram.
Bom pessoal vamos a nossa receita.

Ingredientes:
500 g salmão limpo
2 xícaras de brócolis
1 xícara de vagem
2 colheres de margarina
2 colheres de azeite
Suco de 1 limão
260g de pedaços de manga
100 ml de leite integral
200 ml de creme de leite fresco
1 colher pequena de açúcar
Sal e pimenta do reino a gosto



Modo de Preparo:
Coloque no fundo de uma assadeira uma folha de papel alumínio untada com azeite. Tempere o salmão com sal, pimenta e o suco do limão. Coloque o peixe sobre o papel alumínio e salpique pedaços da margarina sobre o salmão. Distribua a vagem e o brócolis por cima do peixe. Feche o papel alumínio como um envelope e leve ao forno pré aquecido a 180º por cerca de 20 minutos. Retire do forno e abra o papel alumínio. Retorne aberto ao forno para dourar, reserve. Em uma panela coloque a manga, o leite, creme de leite, açúcar e uma pitada de sal. Deixe cozinhar por uns 5 minutos. Retire do fogo e bata no liquidificador até obter um creme. Retire o salmão e os ingredientes da assadeira e coloque em um refratário. Cubra o salmão com o molho e sirva.
Se quiser salpique salsinha.
Bom apetite.



sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Tilápia no Forno

Fim de semana comprido pra quem é de Cascavel. Teremos na segunda aniversário da cidade, e terça feriado nacional. Para quem quiser aproveitar daremos uma dica muito boa para quem gosta de peixe. A sugestão é de tilápia, porém pode ser feito com qualquer de filé de peixe. Então vamos ao preparo e um ótimo fim de semana a todos.



Ingredientes:
1kg de filé de tilápia
5 batatas cozidas e fatiadas em rodelas
2 cebolas picadas
4 dentes de alho picados
4 tomates sem sementes picados
1 xícara de champignon
2 ovos cozidos
½ copo de vinho branco seco
1 colher de sopa de manteiga
100g de queijo mussarela
50g de queijo gorgonzola
50g de queijo parmesão ralado
2 colheres de farinha de rosca
Suco de 1 limão
Azeite a gosto
Sal e pimenta do reino a gosto


Modo de Preparo:
Tempere os filés com sal, pimenta do reino e o suco de limão, reservar por 1 hora. Depois unte com azeite uma assadeira e coloque os filés, cubra com papel alumínio e leve ao forno por aproximadamente 15 minutos, retire e reserve. Em uma panela coloque azeite e frite a cebola, o alho e o tomate, deixe refogar. Coloque os files sobre o molho e tampe a panela por 10 minutos. Não mexa, pois os filés podem quebrar. Desligue e reserve. Em uma frigideira coloque a manteiga e frite os champignons.  Acrescente o vinho e deixe reduzir. Retire os champignons e acrescente o caldo ao peixe. Para a montagem do prato, regue com azeita uma assadeira e forre com as batatas, coloque os filés sobre as batatas, espalhe os queijos mussarela e gorgonzola por cima dos filés e regue com o molho. Esfarele os ovos sobre o preparo. Misture o queijo parmesão com a farinha de rosca e salpique por cima. Leve ao forno para dourar.
Bom apetite.



quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Contra Filé ao Molho de Feijão Preto

Olá bom dia a todos, o prato de hoje é um pouco mais elaborado do que os de costume. O feijão preto tem que ser preparado de véspera assim como o arroz. E conservados na geladeira até o dia do preparo desse prato.
E lembrem-se, mandem seus e-mail para temperoecompanhia@gmail.com com receitas para dividirmos com a galera.

Ingredientes:
200g de arroz pronto
230g de contra filé fatiado em tiras
1 pedaço de gengibre( do tamanho de um polegar)
2 dentes de alho picados
½ pimenta dedo de moça picado
½ maço de cebolinha picada
½ maço de salsinha
2 colheres de óleo de gergelim
1 colher de manteiga
1 concha de caldo de feijão preto
3 colheres de shoyo
2 limões
½ colher pequena de canela
1 ovo
Sal e pimenta do reino fresco

Modo de preparo:
Retire as folhas da salsinha e reserve. Pique bem pequeno os talos da salsinha e coloque na travessa, misture o gengibre (fatiado finamente), a cebolinha, o alho, o contra filé, a pimenta dedo de moça, a canela e tempere com sal e pimenta do reino a gosto, reserve. Em uma frigideira grande derreta a manteiga e coloque todos esses ingredientes misturados e frite por alguns minutos. Adicione o caldo de feijão e o shoyo e mexa bem. Adicione o suco de 1 limão e retire do fogo. Coloque esse refogado em um outro recipiente, limpe levemente a frigideira com um papel toalha e volte ao fogo. Coloque um pouco de azeite e o ovo, mexa bem até virar ovos mexidos. Acrescente uma colher de shoyo e misture, acrescente o arroz cozido e misture bem. Quando estiver bem misturado retire do fogo e distribua em um recipiente próprio para servir, coloque a mistura da carne na lateral e salpique as folhas de salsinha.
Bom apetite.



segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Torta de Macarrão

Olá moçada bom início de semana a todos. Vou começar uma série de receitas com sobras. Então vamos combinar, nas segundas feiras, uma receita a base das comidas preparadas nos finais de semana. Chega de desperdícios, vamos aproveitar tudo. Se você tem alguma receita maravilhosa com sobras mande pra gente através do e-mail temperoecompanhia@gmail.com .

Ingredientes:
Recheio:                                                         Massa:
3 xícaras de macarrão cozido                          2 ½ xícara de farinha de trigo
2 colheres de margarina                                   1 colher de fermento em pó
1 cebola picada                                               100g de margarina
2 dentes de alho picados                                 1 gema
200g de molho de tomate                                ½ xícara de leite
4 colheres de catupiry                                     sal a gosto
2 colheres de parmesão ralado
Folhas de manjericão

Modo de Preparo:
Para a massa, coloque em uma vasilha a farinha, sal e a margarina. Misture com as mãos até virar uma farofa, adicione o leite aos poucos e misture até virar uma massa lisa, reserve. Para o recheio, refogue a cebola e o alho na margarina até dourar. Junte o molho de tomate e o macarrão, deixe abrir fervura durante 5 minutos, reserve. Abra a massa com um rolo e forre o fundo de uma forma ou refratário. Cubra a massa com o macarrão e depois coloque os queijos. Abra a massa restante e cubra a torta. Leve ao forno pré aquecido a 180º até dourar.
Bom apetite.

Tempero e Companhia na CGN          


sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Lagarto no Forno

Olá muito bom dia aos amigos da gastronomia. Quero deixar uma grande abraço ao Diretor Financeiro do Clube da Quinta meu amigo Marcos, conhecido como Maquinho.
E para fechar a semana, uma delícia feita no forno, lagarto com molho de queijo.

Ingredientes:
Assado:                                                                                 Molho:
1 peça de lagarto (+/- 1,8kg)                                                  2 colheres de manteiga
3 dentes de alho amassados                                                    2 xícaras de farinha de trigo
1 folha de louro                                                                      2 xícaras de leite
1 ½ xícara de vinho branco seco                                             100g de queijo parmesão
2 colheres de mostarda                                                           40g de queijo gorgonzola
1 cebola grande em rodelas                                                    60g de queijo provolone
100g de manteiga                                                                   ½ xíc. vinho branco seco
1 colher pequena de cominho
1 colher pequena de páprica
1 colher pequena de manjericão desidratado
Sal e pimenta do reino a gosto



Modo de preparo:
Tempere a carne com sal, pimenta do reino, cominho, páprica, manjericão, alho, cebola e o vinho, deixe na geladeira marinando por 24 horas. No dia seguinte retire a carne do tempero e coloque em uma assadeira. Derreta a manteiga em uma panela e regue a carne. Leve ao forno pré aquecido a 200º até dourar. Quando dourado regue com a marinada e volte ao forno por mais meia hora aproximadamente, se quiser bem passado deixe mais 40 ou 50 minutos. Para o molho, em uma panela derreta a manteiga e frite a farinha de trigo um pouco, acrescente o leite e mexa bem até ficar uma mistura bem homogênea. Em outra panela derreta os queijos no vinho e misture com o creme branco. Retire a carne do forno fatie e coloque em uma travessa, regue com todo o molho de queijos.
Bom apetite.



quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Boa tarde moçada da cozinha, vamos preparar uma carne de panela especial mesmo.
Anotem e bom apetite.

Ingredientes:
3kg de fraldinha limpa
150g de bacon
1 colher pequena de cominho
½ colher pequena de páprica picante
1 colher pequena de pimenta do reino e cravo da índia moído
½ xícara de salsinha picada
3 cebolas em rodelas
2 cenouras picadas
1 nabo picado
1 talo de salsão picado
5 xícaras de água
1 xícara de vinho tinto
1 pimenta dedo de moça
Azeite para dourar
Sal a gosto

Modo de Preparo:
Faça alguns talhos na carne e coloque algumas fatias de bacon nesses talhos. Prepare o tempero misturando a pimenta do reino com o cravo, a salsa, cominho, páprica e sal. Passe este tempero na carne e coloque o restante das fatias de bacon sobre a carne e amarre com um barbante. Em uma panela de pressão frite no azeite as cebolas até dourar. Depois coloque a carne e doure dos dois lados. Acrescente a cenoura, o nabo, salsão e a pimenta dedo de moça. Acrescente a água e cozinhe por 1h30 após a pressão. Na metade desse tempo abra a panela e vire a carne, se necessário acrescente mais água. Depois retire a carne da panela, tire o barbante e fatie a carne dispondo em um refratário. Adicione o vinho ao molho da panela e ferva por 10 minutos. Disponha os legumes na carne e regue com o caldo.
Bom apetite