Azeite é o óleo da azeitona, outros tipos de óleo não podem ser chamados de azeite. Em 1974, foi fundado o conselho oleolícula internacional (COI – www.coi.com) e desde então foi estabelecida uma padronização classificatória dos azeites. Essa classificação vai depender do grau de pureza, aroma, acidez; e as características são dadas pelo tipo da azeitona, país de origem, região, solo, etc. ( Hoje o maior produtor mundial de azeite é a Espanha)
Classificação:
1º- Extra virgem: azeite de baixa acidez
2º – Lampante ou virgem: não é vendido puro no mercado, ele é misturado a outros lampantes ou a um extra virgem para se obter um resultado satisfatório.
3º- azeite de oliva: mistura de lampantes
4º –Composto : é a mistura de 50% de azeite de oliva com 50% de óleo vegetal neutro ( soja,milho,girassol). Isso diminui o ponto de fumaça
5º – Orujo: é a mistura do bagaço da primeira prensagem com produtos químicos, recentrifugada. Na Europa é usado para fritura ou como óleo de lamparina.
Essa classificação é feita pela análise de degustadores somada a laudos técnicos.Azeites devem ser usados novos, evitar contato com oxigênio (ar), luz, calor, melhor armazenado em garrafas escuras ou latas. Quando aquecidos a mais de 37/40 graus perdem suas propriedades, principalmente o aroma, porém não perdem o sabor e seu ponto de saturação é mais alto que dos outros óleos.
Site interessante: www.azeite.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário