A carne-de-sol é de produção artesanal. Ela é mais comum na região nordeste do Brasil, onde se utiliza tanto carne bovina quanto caprina. Apesar do nome ‘carne-de-sol’, ela normalmente não é exposta ao sol no processo de desidratação, ao contrário, ela é deixada em locais cobertos e bem ventilados, permitindo uma secagem gradual e controlada. Portanto o antigo nome ‘carne-do-vento’ expressaria melhor o processo pelo qual a carne-de-sol é preparada. Ela é feita a partir de cortes de toda a carcaça bovina. Para churrascarias, as peças do animal que são mais utilizadas são o Contra-Filé e a Picanha. Diferente da carne-seca, que é muito avermelhada e suas fibras ficam escamoteáveis, a carne de sol nada mais é do que uma carne que fica mais salgada do que as outras, porém, seu interior mantém a textura e a cor original.
Paçoca de Carne de Sol
1,5 Kg de carne de sol
1 Cebola roxa picada
Meia xícara de manteiga sem sal
Farinha de mandioca
Salsinha e cebolinha a gosto(se preferir pode colocar coentro)
Colocar a carne de molho em água, trocando-a de vez em
quando para tirar o sal, pelo menos umas 3 vezes.
Obs.: pode escaldar a carne para o precesso ser mais rápido.
Coloque a carne em uma frigideira, em fogo médio, e deixe
secar toda a água. Em seguida acrescente a metade da manteiga. Quando a carne estiver dourada acrescente a cebola picada, cuidado pra não deixar a carne secar muito. Depois em pequenas porções coloque a carne em um precessador ou liquidificador com a farinha.
( a quantidade de farinha fica a seu critério, pois pode ser mais seca ou mais úmida)
Após precessar toda a carne volte a frigideira e termine de fritar com o restante da manteiga. Distribua em uma travessa e misture a salsinha e cebolinha a gosto.
Pode colocar fatias de banana para decorar.
Uma ótima opção para acompanhamente, principalmente, para churrasco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário